Considerada hoje uma das escolas mais inovadoras do Brasil, o Elvira Brandão tem uma história que começou há mais de um século.
Fundado em 4 de outubro de 1904, no Largo do Arouche, pela educadora Elvira Brandão, depois de pouco tempo houve a necessidade de mudar-se para uma sede maior, em imóvel alugado na Alameda Santos, esquina com Rua Augusta, na região da Av. Paulista.
Na década de 1930 o colégio mudou-se para a primeira sede construída especialmente para a finalidade, na Alameda Jaú. Na década de 1970 mudou-se para a Chácara Santo Antônio, em um prédio bem maior, onde está até hoje.
Em 2000, inaugurou um Laboratório de Informática com aulas de programação — algo raro na época.
Em 2016, foi reconhecido pelo MEC como uma das instituições mais inovadoras do país. Nos anos seguintes, investiu fortemente em tecnologia educacional, fortalecendo um ambiente de aprendizagem digital e colaborativo.
No ano de 2023, a escola lançou seu currículo bilíngue
oferecendo aos estudantes uma imersão em inglês durante 50% do tempo escolar, dentro da grade curricular regular. Essa abordagem proporciona um domínio completo da língua, permitindo que os alunos desenvolvam não apenas habilidades acadêmicas, mas também sociais e culturais em um contexto bilíngue. Mais do que uma ampliação metodológica, essa iniciativa consolida a proposta de uma educação global e contemporânea, preparando os estudantes para os desafios do mundo.
Em 2024, o Colégio Elvira Brandão expandiu suas atividades com a inauguração de uma nova unidade no bairro do Morumbi,
atendendo do Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental. Esta expansão representa um importante marco na trajetória centenária da instituição, ampliando seu alcance educacional para outra região importante da cidade. Neste mesmo ano, celebramos os 120 anos do Elvira com uma festa comemorativa, reforçando sua trajetória centenária.
O Elvira tinha e têm como missão desenvolver nos estudantes um conhecimento que integre as linguagens, artes, matemática e ciências, de modo a dar a eles os instrumentos necessários para assumirem seu papel na sociedade. Durante toda sua longa trajetória, o Elvira formou mais de 60 mil estudantes que contribuíram imensamente com o desenvolvimento da sociedade e da cidade de São Paulo.
Hoje, com mais de 800 estudantes, temos a certeza de que, com a dedicação e o compromisso dos colaboradores, o colégio contribui para a formação integral de cada um, tornando-os cidadãos conscientes e preparados para encarar os desafios do mundo.
Gostou da nossa escola?
Venha se impressionar ainda mais!
Criamos o Elvira Brandão para o futuro próximo, colocando o estudante no centro da aprendizagem como protagonista de sua própria formação.