logo-elvira-1
4

Há lugares em que a vida se manifesta de maneira singular, como a Mata Atlântica, bioma brasileiro que se destaca pela biodiversidade e vegetação exuberante que se estende por morros e serras da costa atlântica, mas que também se mostra muito diferente nos limites entre a areia e o mar. É na planície costeira que reconhecemos ecossistemas especialmente ricos em beleza e diversidade de adaptação: praia arenosa, manguezal, restinga e mata de encosta.

No primeiro dia do estudo de meio para Lagamar Paulista, exploraremos o centro histórico de Cananéia, conheceremos casarões, museus e a igreja matriz. O segundo dia promete muito estudo, aventura e diversão na Ilha do Cardoso/SP: manguezal, praia e dunas, além dos famosos golfinhos locais que serão os noss anfitriões. No terceiro dia, conheceremos de perto a cultura caiçara e histórico Sambaqui. Todas as propostas reunidas no caderno de campo apresentam profunda conexão com os saberes do currículo do 7º ano e proporcionarão experiências significativas de aprendizagem.

MAIORES INFORMAÇÕES:

MAPA TURÍSTICO
IGUAPE, CANANÉIA E ILHA DO CARDOSO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

1. Reconhecer o ciclo econômico local;
2. Ampliar o repertório cultural;
3. Identificar os diferentes sistemas litorâneos presentes;
4. Produzir uma crônica narrativa a partir das experiências mais marcantes da viagem;
5. Analisar a atividade do Valo Grande e as consequências dessa construção até os dias atuais.

ROTEIRO SUGERIDO

Dia 1 (03/05): Chegada

5h30

Encontro com os estudantes.

6h

Saída do colégio.

11h30

Morro do Espia (Observação do Valo Grande) - Iguape.

12h30

Almoço.

14h

Centro histórico + Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) - Iguape.

16h

Check-in no hotel (Cananéia).

17h

Lazer no hotel.

19h30

Jantar.

20h30

Fechamento das atividades (caderno de campo).

Dia 2 (04/05):

6h30

Despertar.

7h

Café da manhã.

8h

Saída da escuna com destino ao PEIC - Parque Estadual Ilha do Cardoso (Costão Rochoso, Manguezal e Mata de Encosta).

12h

Almoço no restaurante da comunidade do Itacuruçá.

13h30

PEIC - Parque Estadual Ilha do Cardoso (Costão Rochoso, Manguezal e Mata de Encosta).

17h30

Piscina/lazer no hotel.

19h30

Jantar.

20h30

Apresentação do grupo cultural e musical Fandango Caiçara.

Dia 3 (05/05):

7h

Despertar.

7h

Café da manhã.

8h

Centro Histórico de Cananéia.

9h

Travessia para Ilha Comprida - Boqueirão Sul (visita ao Sambaqui e ambiente de praias e dunas).

11h

Tempo livre para lazer (praia).

12h30

Almoço.

14h30

Check-out no hotel.

15h

Visita à cooperativa de catadores de ostras (Cooperostra).

16h

Retorno para o colégio.

21h30

Chegada.

GALERIA DE IMAGENS

Gostou da nossa escola?
Venha se impressionar ainda mais!

Criamos o Elvira Brandão para o futuro próximo, colocando o estudante no centro da aprendizagem como protagonista de sua própria formação.

Telefones para contato

(11) 5645-4900 | (11) 99262-2834

Localização

R. Paulo Assunção, 97 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04726-250, Brasil

Unidade Morumbi

R. Mal. Hastimphilo de Moura, 27 - Vila Suzana - São Paulo - SP, 05641-000, Brasil

120 anos de história em constante evolução

Preparamos o estudante desde o comecinho, com práticas adequadas para estimular o conhecimento e desenvolvimento desde o Infantil até o Ensino Médio!

logo-elvira-branco-1024x235

Uma escola em movimento,
aprendente, conectada e atual.

bg_elvira_rodape

Horário de Funcionamento

Copyright © 2025 Colégio Elvira Brandão

Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone

VENHA SE SURPREENDER COM O ELVIRA BRANDÃO!

PREENCHA SEUS DADOS PARA RECEBER OS VALORES E AGENDAR UMA VISITA

Quer cadastrar seu Currículo?

Pular para o conteúdo
Colégio Elvira Brandão
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.