Bienal do Livro 2022: vale a pena visitar?

bienal-livro

 

A 26ª edição da Bienal do Livro acontece agora em julho e terá Portugal como país homenageado. Serão 9 dias com muitas novidades, exposições e atividades que vão agradar todos os públicos de todas as idades!

Confira em nosso texto por que vale a pena, sim, visitar a Bienal este ano!

 

O que é e como surgiu a Bienal do Livro?

A Bienal é um evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cada dois anos, que tem por objetivo reunir as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. 

 

De acordo com a organização, “o evento é palco para celebrar a transformação que os livros fazem na vida das pessoas”. A ideia também é apresentar novidades literárias para o todos os públicos.

 

A 1ª Bienal Internacional do Livro aconteceu em 1961, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Já havia ocorrido uma feira do livro em 1951 com o objetivo de introduzir no Brasil a tradição europeia das feiras de livros que aconteciam na França, Alemanha e Itália. 

 

Qual o tema da Bienal do Livro deste ano?

Como dissemos no início deste artigo, este ano em que se completam 200 anos da independência do Brasil, o país homenageado no evento será Portugal.

 

Em uma coletiva de imprensa, a Bienal divulgou o mote do evento: “É urgente viver encantado”, frase do escritor Valter Hugo Mãe.

 

Portugal contará com a participação de 21 autores. Nomes como Gonçalo M. Tavares, Paulina Chiziane, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Maria Inês Almeida e Afonso Cruz estão confirmados. 

O país terá ainda um estande de 500m², que inclui um auditório com capacidade para 80 pessoas, uma livraria, espaços multiusos com exposições sobre José Saramago, outra sobre os vencedores do Prêmio Camões e ainda uma área infanto-juvenil.

 

Programação

 

Serão criados nove espaços:

 

1) Arena Cultural:

Com curadoria de Diana Passy, os visitantes entrarão em contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas.

 

2) Cozinhando com Palavras:

Com curadoria de André Boccato, mesclará gastronomia e literatura. O lugar terá ainda autores para declamar poemas que falam sobre comida, material que será reunido em um podcast.

 

3) Espaço Infantil:

Com curadoria de Elisabete da Cruz, oferecerá um programa educativo e que contará a história de Portugal. Segundo Elisabete, o objetivo do espaço é incorporar o slogan da Bienal e dar voz às crianças, que terão a oportunidade de falar sobre suas leituras e preferências. Haverá repertório específico para o público escolar de todas as faixas etárias, assim como atividades para famílias.

 

4) Salão de Ideias:

Comandado por Francis Manzoni, contará com a participação de autores, booktubers, booktokers e influenciadores para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural. Nomes como Jeferson Tenório, Ailton Krenak, Zezé Motta e Ana Paula Araújo passarão pelo espaço.

 

5) BiblioSesc:

Com curadoria do Sesc, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. O espaço contará também com intervenções artísticas.

 

6) Espaço Cordel e Repente:

Comandado por Lucinda Marques, o espaço contará com uma extensa programação com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas relevantes ao tema. “Como se faz cordel”, “Como se faz xilogravura” e “Ilustração com referências na xilogravura”.

 

7) Papo de Mercado:

Dirigido pelo jornalista Leonardo Neto, a programação é realizada em parceria com a International Publishers Association (IPA), Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), PublishNews e LC Agência de Comunicação. Serão abordados temas atuais como o metaverso e a transposição de livros para o audiovisual.

 

8) Praça da palavra 

9) Praça de histórias

Esses dois últimos espaços serão comandados por André Augusto Dias e contarão com atividades para o público, apresentação de saraus, contação de histórias e poesias.

 

A programação completa você pode conferir aqui.

 

Como otimizar sua visita

A Bienal este ano conta com aplicativo e com uma novidade, uma ferramenta chamada Matchmaking, um programa exclusivo de recomendações personalizadas da RX Brasil, organizadora do evento junto com a CBL.

 

A ideia é otimizar a busca no pavilhão, que é muito grande (65 mil metros quadrados) e estará cheio de pessoas.

 

Gratuito e fácil de usar, o Matchmaking é uma ferramenta que vai facilitar sua experiência na Bienal do Livro. Veja tudo sobre o matchmaking aqui.

 

Quando e onde vai acontecer a Bienal

Este ano de 2022, a Bienal acontecerá de 2 a 10 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. 

Você pode conferir os horários e garantir seu ingresso aqui.

 

Um incentivo a leitura e a Cultura

A Bienal do Livro, como vimos, certamente é um canal para incentivar a leitura e a cultura, por isso, nós, do Colégio Elvira Brandão, apoiamos e incentivamos nossos alunos a participarem da Bienal do Livro 2022.

 

bienal-livro

Entendemos que a visita é um pequeno passo para tantas outras rodas de leituras e rodas de aprendizados que trabalhamos no decorrer do ano letivo, com nossas turmas: o despertar do interesse pelo instrumento livro na educação infantil, o desabrochar dos conhecimentos através da leitura nos anos do fundamental, o livro como descobertas de um futuro de aprendizados para nossos alunos e alunas do ensino médio.

 

Em todas as fases a leitura nos acompanha sendo instrumento de aprendizado e lazer.

 

E você? Também é um apaixonado por livros como a gente? Visite nosso blog para mais conteúdo sobre educação, leitura e comportamento. 

publicado
Categorizado como Blog
Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone

VENHA SE SURPREENDER COM O ELVIRA BRANDÃO!

PREENCHA SEUS DADOS PARA RECEBER OS VALORES E AGENDAR UMA VISITA

Quer cadastrar seu Currículo?

Pular para o conteúdo
Colégio Elvira Brandão
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.