Mudanças e novidades
A transição da educação infantil para o ensino fundamental é um momento cheio de novidades e pode ser desafiador para as crianças. As crianças são muito inteligentes, mas ainda não têm maturidade emocional para lidar com a ansiedade que as mudanças podem provocar. Elas precisam da ajuda de adultos para isso.
São muitas as mudanças, tudo é novo: professores, ambientes, rotinas e – em alguns casos – a escola.
É um momento decisivo porque é um momento de uma estruturação maior do ambiente escolar, que pode determinar o interesse (ou a falta dele) da criança em relação ao período escolar como um todo.
Quando essa transição é saudável e harmoniosa, proporciona uma ponte segura entre uma fase escolar e outra, garantindo que a criança consiga se adaptar gradativamente a suas novas rotinas sem prejudicar seu aprendizado.
Como os pais podem facilitar a transição?
Cada criança é única e pode lidar com as mudanças nesse período de modo igualmente único. Há crianças que vão absorver a transição com facilidade, outras ficarão empolgadas, outras podem ficar ansiosas ou desconfortáveis com todas as novidades.
Por isso, os pais devem estar atentos e preparados. Desde o momento da escolha da escola até o apoio e confiança diários para auxiliar a criança a lidar com o período de adaptação.
O suporte da família facilita a adaptação da criança e auxilia no seu desenvolvimento social e intelectual.
O que diz a Base Nacional Comum Curricular?
O BNCC, documento normativo para a rede de ensino pública e privada, inclui a organização da transição entre as diferentes fases escolares a fim de garantir uma boa integração dos alunos, assim como a continuidade do processo de aprendizagem.
Em relação à transição da educação infantil para o fundamental, encontramos as seguintes orientações:
A transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo. (BNCC, p.53)
Além disso, sugere-se a possibilidade de conversas e troca de materiais entre os educadores das duas etapas – algo que, se possível, torna tudo mais tranquilo para a criança.
Como acontece a transição do Ensino Infantil para o Fundamental no Elvira?
Acreditamos na construção do aprendizado de maneira colaborativa e afetuosa, promovemos o protagonismo do estudante do Ensino Fundamental e a troca de experiências, estimulando a produzirem conhecimento e a manifestarem suas opiniões, sendo participativos dentro e fora da sala de aula, o que os torna ativos no contexto escolar e cidadãos atuantes na comunidade.
Ao longo do Ensino Fundamental, desenvolvemos nossas atividades com base na cocriação, colaboração e autonomia progressiva do estudante. Trabalhamos por meio de projetos interdisciplinares que contextualizam e integram as áreas do conhecimento com a cultura e o contexto Histórico social.
Nossos educadores do Ensino Fundamental atuam como facilitadores, apoiando os estudantes na construção do conhecimento coletivo, respeitando a individualidade e o processo de aprendizagem de cada um.
Nessa fase, acontece a consolidação do processo de alfabetização e a sistematização dos conceitos e habilidades de matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A arte e a tecnologia permeiam todo o currículo estando presente em diferentes contextos e atividades, dentro e fora da sala de aula.
Iniciamos no Ensino Fundamental, o processo de avaliação diagnóstica e o uso de plataformas adaptativas que geram relatórios de desempenho sistemáticos sobre as habilidades já aprendidas pelos estudantes. Dessa forma, nossa equipe de educadores consegue personalizar a aprendizagem, com base nas necessidades da turma, garantindo as habilidades e conhecimentos essenciais de cada nível.
Agende uma visita e conheça nossa escola.
É um momento em que a criança precisa de orientação e principalmente de acolhimento. Hoje falaremos um pouco mais sobre esse momento e como lidamos com essa passagem aqui no Elvira.