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Concurso de Bolsas de Estudo 2025

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Ganhe descontos de 30% a 100% nas mensalidades da 1ª série do Ensino Médio.

Inscrições enceradas!!

SOBRE O CONCURSO

DATAS IMPORTANTES

Início das Inscrições: 09/08/2024.

Fim das Inscrições: 13/09/2024.

Data da Prova: 21/09/2024.

Divulgação dos Resultados: 16/10/2024

As inscrições para o concurso poderão ser feitas até o dia 13/09/2024.

As provas serão no dia 21/09/2024.

A prova terá uma única etapa, aproveite essa grande oportunidade de estudar em uma das escolas mais inovadoras do Brasil!

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Quem pode participar?

Estudantes de escolas públicas e particulares que cursarão a 1ª série do Ensino Médio em 2025.

Processo de Inscrição

Contato: Dúvidas e contatos sobre o Concurso de Bolsas do Elvira Brandão devem ser encaminhadas para o e-mail: concursodebolsas@elvirabrandao.com.br.

PERGUNTAS FREQUENTES

Bilinguismo refere-se à capacidade de uma pessoa de interagir em pelo menos dois idiomas de maneira eficiente. O grau de fluência e proficiência varia, bem como as habilidades dentro da língua.

O bilinguismo pode ser adquirido de diversas formas, como crescer em um ambiente bilíngue ou ser exposto a duas línguas desde a infância. Além disso, é possível se tornar bilíngue em contexto educacional ou vivendo em um ambiente em que a língua é falada.

O bilinguismo pode assumir diferentes formas e níveis de proficiência. Alguns indivíduos podem ser fluentes em dois idiomas, enquanto outros podem ter um domínio mais limitado de uma segunda língua.

O processo de aprendizagem durante os primeiros anos de vida de um indivíduo é mais proveitoso, uma vez que as crianças têm maior receptividade às informações que são expostas em seu cotidiano. Vivenciar e experienciar um ensino bilíngue desde cedo é essencial para o desenvolvimento completo de um estudante, tanto acadêmico quanto cognitivo. Já na fase adulta, há possibilidade de a pessoa apresentar certas inibições durante o aprendizado ou criar parâmetros comparativos entre a primeira língua de aquisição e a segunda, o que dificulta o processo de aprendizagem, apesar de não o tornar impossível.

A educação bilíngue é um tipo de ensino que ocorre em duas línguas diferentes, objetivando desenvolver a fluência em ambas as línguas ao longo da educação. Uma das línguas é geralmente a primeira língua de aquisição, enquanto a outra é uma língua adicional. A educação bilíngue não se limita apenas à aprendizagem da língua, mas também envolve o desenvolvimento acadêmico e pessoal do estudante por meio das aulas do currículo.

Os critérios definidos pelas Diretrizes Nacionais para a oferta de Educação Plurilingue para uma escola bilíngue no Brasil incluem:

  • Tempo escolar: Entre 30% a 50% do tempo deve ser dedicado à língua adicional.
  • Currículo autoral e integrado: Os conteúdos devem ser vistos tanto em português quanto em inglês, de forma diferente, não repetitiva.
  • Qualificação dos professores: Devem ter formação acadêmica completa, curso de extensão em educação bilíngue e certificação internacional de proficiência na língua adicional.
  • Oferta progressiva do currículo bilíngue para todos os estudantes em todos os segmentos atendidos pela escola.

Carga horária: No ensino regular, são dedicadas de 2h30 a 4 horas semanais ao inglês; no ensino bilíngue são 12 horas semanais, correspondendo a 50% do tempo escolar.

No ensino regular há uma educadora polivalente para o português e uma educadora especialista de inglês, enquanto no ensino bilíngue há uma educadora polivalente bilíngue para as aulas em inglês e uma educadora polivalente para as aulas em português.

O currículo regular segue projetos pedagógicos integrados à BNCC e currículo em português; o bilíngue amplia o currículo com critérios internacionais, abrangendo as quatro áreas principais do conhecimento.

Metodologia: O ensino regular do Elvira utiliza a abordagem PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos), enquanto o Elvira Bilíngue utiliza a abordagem CLIL como orientação principal para projetos pedagógicos. 

PBL-Project/problem-Based Learning; IBL–Inquiry-based Learning; CLIL-Content and Language Integrated Learning.

As famílias dos estudantes que cursarão do G2 ao 1º ano em 2024 poderão optar por matricular seus filhos na turma de currículo regular ou na turma de currículo bilíngue. Há um limite de vagas e a escolha deve ser feita no formulário de reserva de vaga.

Na Educação Infantil, o material didático inclui obras literárias clássicas da literatura infantil, que servirão como ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos. Não haverá adoção de livros didáticos nessa etapa.

Sim, pois são propostas diferentes. O currículo bilíngue na grade curricular regular tem finalidades linguísticas e acadêmicas distintas e os assuntos considerados em inglês são baseados no currículo em português. O Elvira Plus oferece uma extensão das experiências do currículo regular sugerida para todos os estudantes. As práticas de aprendizagem são diferentes para evitar repetições para aqueles que já tiveram uma intensa exposição ao inglês no currículo regular. A vivência no Elvira Plus é especial, pois permite o convívio entre estudantes com diferentes níveis de conhecimento, preparando-os para conviver autenticamente fora da escola, lidando com as diversas assimetrias e desafios da sociedade.

O currículo bilíngue e o Elvira Plus são cursos que abordam assuntos diferentes e utilizam experiências distintas. Quanto mais tempo a criança é exposta ao inglês, maior seu repertório. O Elvira Plus oferece projetos com obras literárias diferentes, o que amplia ainda mais o conhecimento dos estudantes.

Sim. O nosso currículo bilíngue é parametrizado por matrizes internacionais de fluência e proficiência e terá seus resultados periodicamente aferidos por exames internacionais de validação e confiabilidade incontestável, como os exames de Cambridge e/ou TOEFL.

O Elvira Plus intensifica e amplia as oportunidades de prática e de aprendizagem da língua. Os temas e conteúdos do Plus não são explorados no currículo bilíngue, nem no currículo regular; portanto, as interações por meio da língua adicional são diferentes e possibilitam uma vivência imersiva ainda mais rica para os estudantes.

No Brasil, a alfabetização geralmente ocorre em português, com o inglês sendo inserido gradualmente, conforme as crianças se familiarizam com a leitura e a escrita em português. No entanto, em ambientes bilíngues, estudos internacionais mostram que a alfabetização ocorre simultaneamente em ambas as línguas. Quando a criança aprende a ler e a escrever em um idioma, ela pode transferir esse conhecimento para a outra língua com intervenções didáticas adequadas, desenvolvendo fluência e habilidades de leitura e escrita em ambas as línguas ao longo do tempo.

Currículos bilíngues são elaborados para permitir que todos os estudantes interajam na língua adicional. Assim como as crianças aprendem sua primeira língua de aquisição por meio da interação, o contato com uma língua adicional segue princípios semelhantes. A compreensão precede a produção e, à medida que são expostas à língua e recebem intervenções didáticas adequadas, as crianças gradualmente desenvolvem fluência e proficiência na segunda língua.

Não existe confusão. O que ocorre é que as crianças expostas a ambientes bilíngues possuem mais recursos para formular hipóteses de escrita. As pesquisas demonstram que as crianças bilíngues são capazes de relacionar um número maior de fonemas aos grafemas (sons e letras) e um número maior de grafemas aos fonemas. Com as intervenções pedagógicas, elas vão descobrindo os registros específicos de uma língua e da outra, consolidando o processo de alfabetização nas duas línguas. A riqueza do repertório sonoro e ortográfico de uma criança bilíngue facilitará ainda mais o aprendizado de outras línguas no futuro.

O incentivo familiar é fundamental para o desenvolvimento da criança em todas as áreas do conhecimento, incluindo a língua adicional. Mesmo que a família não fale o idioma, existem várias maneiras de apoiar o aprendizado da criança.

 

Na Educação Infantil, é importante aprender junto à criança, demonstrar interesse pelo que ela sabe e pelo que está aprendendo. Deixe que ela ensine palavras e canções da escola e, durante esse processo, demonstre curiosidade ao ouvir sobre os temas abordados nos projetos. É essencial que tudo seja natural e espontâneo, sem cobranças.

 

No Ensino Fundamental, ajude a criança a se organizar na rotina de estudos, tranquilizando-a quando ela tiver dúvidas sobre as tarefas, sempre a lembrando de que os educadores estão disponíveis para ajudar. A família não precisa fazer as tarefas pela criança, mas sim auxiliá-la na organização do tempo e do espaço para o estudo, atividades sociais e descanso em casa. Esclarecer dúvidas sobre as tarefas é responsabilidade da escola.

O Elvira sempre se preocupou em informar as famílias sobre as aprendizagens na escola, tanto por meio de informativos gerais, que anunciam os assuntos que estão sendo estudados ou os temas e objetivos dos projetos em andamento, quanto por meio de relatórios individualizados, focalizando os progressos e desafios específicos de cada criança, além das reuniões semestrais para acompanhamento do desenvolvimento individual. O mesmo processo será utilizado para o Elvira – Currículo Bilíngue.

Temos o English Adaptation, que é um espaço para acolher os estudantes que apresentem maior necessidade de adaptação, inserindo-os naturalmente no processo de aprendizagem da turma. 

Nossos educadores do currículo bilíngue atendem a todas as exigências legais: são formados em pedagogia, possuem comprovação de proficiência na língua adicional e concluíram um curso de extensão específico em educação bilíngue, com carga horária mínima de 120 horas.

Além disso, investimos na formação contínua desses profissionais por meio de reuniões semanais de planejamento e estudo, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando suas habilidades como educadores.

O tempo é importante, mas não é o fator principal no desenvolvimento da fluência em uma língua adicional. Estudos mostram que alguns anos de convívio com a língua são necessários para alcançar fluência. No entanto, em um currículo bilíngue, enfatizamos o desenvolvimento simultâneo da fluência, proficiência e repertório acadêmico.

O foco está na contínua ampliação das habilidades que levam à compreensão e produção de enunciados adequados, bem-estruturados, articulados e proficientes na língua adicional. Portanto, o tempo não é o fator determinante, mas sim o constante aprimoramento das habilidades linguísticas.

Os currículos bilíngues são cuidadosamente projetados para garantir que todos os estudantes possam se comunicar na língua adicional. Assim como os bebês não nascem falando português ou qualquer outra língua, eles desenvolvem a compreensão e produção da primeira língua de aquisição por meio do convívio e da interação. O contato inicial com uma língua adicional segue princípios semelhantes.

As crianças gradualmente compreendem a língua adicional por meio de exposição e intervenções didáticas que facilitam o entendimento. A compreensão sempre precede a produção. Elas começam a produzir pequenas palavras, respostas e perguntas sobre assuntos significativos para elas. Assim, inicia-se um caminho que leva à fluência e proficiência na língua adicional.

A diversidade de propostas pedagógicas é essencial para evitar o cansaço dos estudantes. Não é a língua de origem ou a língua adicional que os cansa, mas sim a monotonia ou a falta de interesse pelas atividades. Em um currículo bilíngue, o foco dos estudantes está no conhecimento, na informação e na experiência, não apenas na língua em si. Portanto, o idioma em que a experiência de aprendizagem é conduzida não importa tanto quanto a qualidade dessa experiência.

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