logo-elvira-1
blog_elvira_brandao

A passagem do ensino infantil para o fundamental: acolhimento e orientação

Muitas crianças farão, no próximo ano, a transição do ensino infantil para o fundamental, um momento importante não só para as crianças, mas para os pais. São novos aprendizados, muitas vezes novos espaços e principalmente nova rotina.

 

É um momento em que a criança precisa de orientação e principalmente de acolhimento. Hoje falaremos um pouco mais sobre esse momento e como lidamos com essa passagem aqui no Elvira.

Mudanças e novidades

 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental é um momento cheio de novidades e pode ser desafiador para as crianças. As crianças são muito inteligentes, mas ainda não têm maturidade emocional para lidar com a ansiedade que as mudanças podem provocar. Elas precisam da ajuda de adultos para isso.

 

São muitas as mudanças, tudo é novo: professores, ambientes, rotinas e – em alguns casos – a escola. 

É um momento decisivo porque é um momento de uma estruturação maior do ambiente escolar, que pode determinar o interesse (ou a falta dele) da criança em relação ao período escolar como um todo.

 

Quando essa transição é saudável e harmoniosa, proporciona uma ponte segura entre uma fase escolar e outra, garantindo que a criança consiga se adaptar gradativamente a suas novas rotinas sem prejudicar seu aprendizado.

 

Como os pais podem facilitar a transição?

 

Cada criança é única e pode lidar com as mudanças nesse período de modo igualmente único. Há crianças que vão absorver a transição com facilidade, outras ficarão empolgadas, outras podem ficar ansiosas ou desconfortáveis com todas as novidades.

 

Por isso, os pais devem estar atentos e preparados. Desde o momento da escolha da escola até o apoio e confiança diários para auxiliar a criança a lidar com o período de adaptação.

 

O suporte da família facilita a adaptação da criança e auxilia no seu desenvolvimento social e intelectual.

 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular?


O BNCC, documento normativo para a rede de ensino pública e privada, inclui a organização da transição entre as diferentes fases escolares a fim de garantir uma boa integração dos alunos, assim como a continuidade do processo de aprendizagem.

 

Em relação à transição da educação infantil para o fundamental, encontramos as seguintes orientações:

A transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo. (BNCC, p.53) 

Além disso, sugere-se a possibilidade de conversas e troca de materiais entre os educadores das duas etapas – algo que, se possível, torna tudo mais tranquilo para a criança.

 

Como acontece a transição do Ensino Infantil para o Fundamental no Elvira?

 

Acreditamos na construção do aprendizado de maneira colaborativa e afetuosa, promovemos o protagonismo do estudante do Ensino Fundamental e a troca de experiências, estimulando a produzirem conhecimento e a manifestarem suas opiniões, sendo participativos dentro e fora da sala de aula, o que os torna ativos no contexto escolar e cidadãos atuantes na comunidade.

 

Ao longo do Ensino Fundamental, desenvolvemos nossas atividades com base na cocriação, colaboração e autonomia progressiva do estudante. Trabalhamos por meio de projetos interdisciplinares que contextualizam e integram as áreas do conhecimento com a cultura e o contexto Histórico social.

 

Nossos educadores do Ensino Fundamental atuam como facilitadores, apoiando os estudantes na construção do conhecimento coletivo, respeitando a individualidade e o processo de aprendizagem de cada um.

Nessa fase, acontece a consolidação do processo de alfabetização e a sistematização dos conceitos e habilidades de matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A arte e a tecnologia permeiam todo o currículo estando presente em diferentes contextos e atividades, dentro e fora da sala de aula.

 

Iniciamos no Ensino Fundamental, o processo de avaliação diagnóstica e o uso de plataformas adaptativas que geram relatórios de desempenho sistemáticos sobre as habilidades já aprendidas pelos estudantes. Dessa forma, nossa equipe de educadores consegue personalizar a aprendizagem, com base nas necessidades da turma, garantindo as habilidades e conhecimentos essenciais de cada nível.

 

Agende uma visita e conheça nossa escola.

 

É um momento em que a criança precisa de orientação e principalmente de acolhimento. Hoje falaremos um pouco mais sobre esse momento e como lidamos com essa passagem aqui no Elvira.

118 anos de história em constante evolução

Preparamos o estudante desde o comecinho, com práticas adequadas para estimular o conhecimento e desenvolvimento desde o Infantil até o Ensino Médio!

logo-elvira-branco-1024x235

Uma escola em movimento,
aprendente, conectada e atual.

bg_elvira_rodape

Horário de Funcionamento

Copyright © 2023 Colégio Elvira Brandão

Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone

VENHA SE SURPREENDER COM O ELVIRA BRANDÃO!

PREENCHA SEUS DADOS PARA RECEBER OS VALORES E AGENDAR UMA VISITA

Quer cadastrar seu Currículo?

Pular para o conteúdo
Colégio Elvira Brandão
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.