O encontro com o novo
A adaptação é a familiarização da criança com alguma mudança, seja de horário, de turma, de escola etc.
No caso de uma criança mais nova (particularmente quando é a primeira experiência escolar da criança), a adaptação costuma ser com a presença de um dos pais durante determinado período para que a criança crie confiança nos educadores.
Cada escola tem uma política para que a adaptação seja tranquila para todos os envolvidos. Vale a pena conversar sobre isso quando estiver escolhendo a instituição.
Quanto tempo dura a adaptação escolar?
Não há como determinar um tempo certo. Cada criança é única e vai lidar de maneira individual com a nova situação.
Há crianças que já no primeiro dia vão lidar de maneira tranquila com o novo. Há crianças que precisarão de mais tempo.
Não há uma regra, mas ela tende a ser mais fácil e mais rápida quando a criança é um pouco mais velha e capaz de verbalizar melhor os sentimentos.
O importância da família nesse momento
A forma como a família lida com a nova rotina influencia a maneira como a criança vai lidar e o tempo necessário para sua adaptação. Há alguns fatores a serem considerados.
Primeiro, de acordo com estudos psicopedagógicos, para boa parte das crianças, há um período de euforia com a novidade que costuma durar duas semanas. Por isso, não se surpreenda caso seu filho/filha fique muito bem na nova rotina durante os primeiros dias e apresente dificuldade depois disso.
Segundo, a família deve transmitir segurança em relação à escola e à nova fase. A segurança dos pais é um dos fatores que facilitam a adaptação da criança à nova realidade.
Outro fator é o acolhimento. A criança deve se sentir acolhida em relação às suas dificuldades e emoções em relação à mudança de rotina.
Como facilitar a adaptação escolar
Confira algumas dicas para ajudar seu filho nesse momento de adaptação:
A mudança deve ser gradual
Começar a conversar sobre as mudanças que irão acontecer é um bom caminho. Muitas pessoas acreditam que isso pode causar ansiedade, mas não. Isso faz com que a criança vá se preparando para o que virá no ano ou semestre seguinte.
Caso a mudança seja para uma nova escola, faça uma visita introdutória no colégio com seu filho e ressalte os pontos positivos do novo espaço.
Estabeleça uma nova rotina para a criança
A rotina, além de orientar a criança em relação ao que vai acontecer no dia dela, traz conforto e segurança, particularmente para crianças pequenas. Crianças mais velhas tendem a lidar melhor com essa questão, mas também se beneficiam com uma rotina estruturada.
Por isso é muito importante estabelecer uma nova rotina para garantir que tudo ocorra dentro do programado e evite deixá-los ansiosos sem saber o que vai acontecer.
Envolver a criança ou o adolescente no processo é excelente. Desde separar a roupa ou uniforme, arrumar a mochila no dia anterior, a sugestões de alimentação antes e durante a escola ajudam a criança a lidar com a mudança e a se sentir parte do processo como um todo.
Demonstre interesse na vida escolar
Além de a criança se sentir valorizada, estar a par da rotina escolar ajuda a família a identificar facilidades e dificuldades na fase de adaptação e antecipar situações que poderiam prejudicar esse momento.
Não pergunte apenas “como foi seu dia”, que, para as crianças, é muito vago e vai provocar como resposta algo simples como “bom” ou “ruim”.
Seja mais específico. Pergunte algo como:
- Como foi a sua aula de inglês/artes/culinária hoje?
- Com o que você mais se divertiu hoje?
- Fez algum amigo novo? Qual o nome dele/dela?
- Aconteceu algo engraçado hoje?
-
Mais importante do que as perguntas é o momento da escuta. Abra espaço para a criança ou o jovem se expressar. Ouça com calma, sem pressa. E, caso seu filho ou filha não queira contar nada, não o force. Espere algumas horas e tente novamente.
Lidando com a saudade da outra turma
É muito difícil ser tirado de um grupo e colocado em outro em que talvez não se conheça nada ou ninguém.
Além de oferecer conforto e acolhimento, reforce os aspectos positivos da mudança. Conhecer novos espaços, novas amizades, aprender coisas novas pode ser muito gratificante.
Conheça o Elvira
Aqui no Elvira, acreditamos na educação inovadora e na construção do aprendizado de maneira colaborativa e afetuosa. Nossos pilares incluem a diversidade, a colaboração e experiências significativas adequadas a cada faixa etária.
Estimulamos nossos estudantes a produzirem conhecimento e a manifestarem suas opiniões dentro e fora da sala de aula, o que os torna ativos no contexto escolar e cidadãos atuantes na comunidade.
Faz parte do nosso projeto pedagógico iniciativas como Entre Nós (nosso espaço de diálogo entre as famílias, educadores e estudantes), a Jornada de Profissões, o Cultura Maker entre muitas outras iniciativas.
Agende uma visita e conheça nossa escola.